Ir para o conteúdo
frete grátis nas compras acima de 250 reais | parcele em até 3x sem juros

O que é Modal ou Lyocell? Lenzing®

As fibras TENCEL™ Lyocell & Modal são extraídas de madeira de faia cultivada naturalmente por um processo integrado de polpa a fibra ambientalmente responsável, que é autossuficiente em energia e recupera produtos de partes componentes da madeira. Esta fibra flexível é conhecida pela sua suavidade excepcional. As faias são de fontes renováveis que crescem rapidamente, não dependem de irrigação artificial e se propagam por conta própria, além da capacidade de plantio em terrenos inférteis para agricultura. Suas propriedades defensivas naturais evitam a utilização de pesticidas, fertilizantes ou alteração genética.

Sobre Modal & Lyocell

Vantagens

  • de origem renovável (faias)
  • biodegradáveis e compostáveis
  • durabilidade & suavidade
  • não utiliza pesticida
  • não utiliza fertilizantes
  • sem OGM (organismos geneticamente modificados)

Considerações:

A Lenzing® é uma empresa austríaca que está revolucionando os tecidos sustentáveis, concentrando-se na colheita sustentável e na fabricação limpa.

Melhor ainda, a Lenzing recupera e reutiliza 80% dos solventes e os transforma em subprodutos não tóxicos como os produtos de limpeza comuns. O produto final é um tecido super macio, duradouro e cerca de 50% mais absorvente de água que o algodão.

Compostas de material natural, todas as fibras Modal padrão TENCEL™ são biodegradáveis e compostáveis em condições industriais, domésticas, do solo e marinhas, portanto, podem reverter totalmente para a natureza.

Exibindo alta flexibilidade, as fibras à base de madeira TENCEL™ Modal oferecem aos têxteis uma qualidade duradoura de suavidade requintada. Devido à seção transversal elegante da fibra, as fibras TENCEL™ Modal melhoram o toque macio dos tecidos, mesmo após lavagens repetidas. As medições e avaliações manuais da maciez mostram que as fibras TENCEL™ Modal são duas vezes mais macias que o algodão. A suavidade das fibras TENCEL™ Modal dura mais tempo e é capaz de suportar ciclos repetidos de lavagem e secagem em comparação com o algodão. O toque confortável exclui a necessidade de amaciantes e pode-se reduzir os ciclos de lavagem e temperatura, já que possuem proteção natural antibacteriana.

Certificados

EU (Ecolabel) 

Estabelecido em 1992 e reconhecido em toda a Europa e no mundo, o EU Ecolabel é um selo de excelência ambiental que é atribuído a produtos e serviços que cumprem elevados padrões ambientais ao longo do seu ciclo de vida: desde a extração da matéria-prima até à produção, distribuição e eliminação. O rótulo ecológico da UE promove a economia circular, incentivando os produtores a gerar menos resíduos e CO2 durante o processo de fabricação. Os critérios do rótulo ecológico da UE também incentivam as empresas a desenvolver produtos duráveis, fáceis de reparar e reciclar.

Os critérios do rótulo ecológico da UE fornecem diretrizes exigentes para empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental e garantir a eficiência de suas ações ambientais por meio de controles de terceiros. Além disso, muitas empresas recorrem aos critérios do rótulo ecológico da UE para orientação sobre as melhores práticas ecológicas ao desenvolver suas linhas de produtos.

Clique aqui e saiba mais sobre a certificação EU Ecolabel.


OEKO-TEX

OEKO-TEX® permite que consumidores e empresas tomem decisões responsáveis que protejam nosso planeta para as gerações futuras.

São 17 institutos independentes de pesquisa e teste na Europa e no Japão, responsáveis pelo desenvolvimento conjunto de métodos de teste e valores-limite que formam a base dos padrões.

É um sistema de certificação internacional do setor têxtil que abrange suas fases do processo, desde a matéria prima até o acabamento final dos tecidos, objetivando certificar que os produtos sejam isentos de substâncias nocivas para a saúde humana.

A metodologia de ensaio do sistema Oeko-Tex®100 – Classe I, feito por institutos autônomos e reconhecidos internacionalmente, se baseia em simulações de absorção de substâncias químicas pelo corpo através da pele, por via oral ou respiratória.

Existem 4 classes que agrupam os tecidos conforme sua utilização, área em contato com o corpo e quanto maior a sensibilidade da pele. Estas classes são:

  • Classe I – Têxteis e brinquedos para crianças até 3 anos de idade (roupa íntima, roupas de cama, bonecos de pelúcia).
  • Classe II – Têxteis que tem uma grande área em contato direto com a pele (roupa íntima, roupa de cama, camisas, meias, roupas em geral).
  • Classe III – Têxteis que não tem contato com a pele ou apenas um pequeno contato (casacos, agasalhos, forros).
  • Classe IV – Materiais de decoração (toalhas de mesa, cortinas, colchões).

Os ensaios a substâncias nocivas abrangem substâncias proibidas e regulamentadas por lei, produtos químicos cujos efeitos nocivos para a saúde são conhecidos e parâmetros para salvaguarda da saúde.

Clique aqui e saiba mais sobre a certificação Oeko-Tex.

Outro Certificados Utilizados:

EU Ecolabel, USDA Biobased, Oeko-Tex, TUV Belgium NV, FSC PEFC, Fairtade, ISEGA, RCS, AEO.

Fonte Imagem: Lenzing.

0 Comentários

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados